Novas Tabelas de Retenção na fonte de IRS
- AECSCLO

- 22 de ago. de 2025
- 1 min de leitura
Já foram publicadas em Diário da República, as novas tabelas de retenção na fonte de IRS que serão aplicadas até ao final deste ano, compreendendo as tabelas a aplicar nos meses de agosto e setembro, e as tabelas que serão aplicadas a partir de outubro.
À semelhança do que aconteceu em 2024, há tabelas de retenção na fonte especiais nos meses de agosto e setembro, com taxas mais reduzidas. Ainda nos meses de agosto e setembro, excecionalmente, os trabalhadores dependentes que aufiram um salário até 1.136 euros, não vão fazer qualquer desconto para o IRS. No caso dos pensionistas, estão livres deste imposto as reformas até 1.116 euros brutos.
As novas tabelas estendem-se a todas as faixas salariais.
A partir de Outubro inclusive e até ao final do ano de 2025, já estarão em vigor outras tabelas, que também refletem a descida do imposto, que já não contemplam o mecanismo de retroatividade aplicado nos dois meses anteriores, mas que ainda respondem à descida intercalar do IRS aprovada, que implica um alívio das taxas do 1.º ao 8.º escalão de rendimentos, embora com impacto em todos os contribuintes, devido à progressividade do imposto.




Comentários